domingo, janeiro 13, 2019

Sobre ditadura Chilena




Assisti um documentário sobre a ditadura no Chile, especificamente sobre o cantor Víctor Jara.
Alguns anos atrás entrei em contato com as músicas de protestos do Chile e aprendi algumas coisas sobre Víctor Jara, Mercedez Sosa e outros.
São canções que mostram a situação de penúria que vivia o povo Chileno. Campesinos morriam de fome, crianças e velhos sofriam com a exclusão social imposta pelo Governo Chileno e a única forma de mostrar ao mundo e a todas as classes sociais (sim, no Chile viviam pessoas com muito dinheiro), cantores demonstravam suas dores e as dores do seu povo.
Quando Salvador Allende democraticamente ganhou as eleições, prometeu acabar com a pobreza e imediatamente a extrema direita, com clara infiltração de agentes americanos na mídia e controlando vários meios de comunicação, levaram o caos para aquele país soltando que Allende era comunista/marxista e iria acabar com o Chile.
Enfim, as forças armadas, com apoio bélico dos EUA (inclusive o ataque aéreo no palácio onde Allende estaria foi destruído por aviões americanos), tomaram o poder com o General Augusto Pinochet no comando das forças armadas.
Allende foi morto (apesar da existência de duas versões de sua morte), e o Chile foi dominado pelos militares.
O Estádio Chile, na época como era denominado, hoje leva o nome de Victo Jara, foi palco dos mais terríveis atos de crueldade com os seres humanos.
Presos estudantes, professores, qualquer um que se encontrava no momento na Universidade Técnica do Estado, atual Universidade de Santiago foram presos, torturados dentro do estádio que passou a ser conhecido como um campo de concentração.
Victor Jara foi torturado, quebraram-lhe as mãos, o rosto, e, por fim, depois de sofrer inúmeras torturas e atrocidades do regime de Pinochet, encontraram seu corpo com mais de 44 impactos de balas.
Seus assassinos foram condenados apenas 43 anos após o assassinato do cantor.
Sua mulher, com 90 anos de idade, criou a fundação Victor Jara.
Para visitar e conhecer um pouco mais da história - http://fundacionvictorjara.org/sitio/







TJPR exclui condenação por dano moral decorrente de “infidelidade virtual”

No 1º Grau de Jurisdição, indenização foi fixada em R$ 30 mil Seg, 29 Jun 2020 12:41:28 -0300 Em uma ação de divórcio, além da resolução de ...