domingo, novembro 16, 2008

Homem de 96 anos é acusado de tráfico em Cuiabá

Deu na Folha de São Paulo:

Homem de 96 anos é acusado de tráfico em Cuiabá

A Polícia Militar de Mato Grosso prendeu em flagrante, na última quinta-feira (13), um homem de 96 anos suspeito de usar sua casa --localizada na periferia de Cuiabá-- como ponto de venda de drogas. Nascido em maio de 1912, João Daniel dos Santos foi denunciado por um suposto cliente 66 anos mais novo.

Um homem de 96 anos preso por tráfico traduz alguma coisa nebulosa na vida dos idosos.

Primeiro que não poderia não possuir condições de se manter com dignidade, em vista da aposentadoria que recebe; segundo, as políticas públicas para o idoso são caóticas, na localidade onde mora; terceiro, não tinha condições de entender o caráter criminoso do fato, ou sabia ser crime mas não tinha condições de entender a extensão do crime cometido.

De todos os ângulos que se olhe, um idoso de 96 anos que, mesmo entendendo o caráter criminoso do tráfico, pratica o tráfico demonstra que a política pública, o atendimento ao idoso é deficiente.

Talvez por carência, mesmo por ganância (96 anos de idade e ganancioso!), ou por ser mais vulnerável para o aliciamento pelas dificuldades já enumeradas, ou por ser simplesmente criminoso, deve ser encarado o fato noticiado como fato anormal do cotidiano.

Como o próprio policial que o prendeu disse, durante em sua vida profissional nunca havia acontecido de prender uma pessoa com idade tão avançada.


Nenhum comentário:

Direito Administrativo Brasileiro - Breves Conceitos

Concessão O termo concessão pode ser tanto um indicador de ato jurídico de natureza contratual, no caso da concessão de uso de b...